Matheus fala da peça sobre a mãe, poesias e suicídio

O ator está em cartaz no Sesc Pompeia, em SP, com a peça - Processo de Conscerto do Desejo.
O ator está em cartaz no Sesc Pompeia, em SP, com a peça – Processo de Conscerto do Desejo – Foto: Marlene Bergamo

‘Adoro ter tido uma vida boêmia’, diz Matheus Nachtergaele após parar de beber

Mônica Bergamo – Folha de São Paulo – 24/04/2016 02h00

Matheus Nachtergaele, Em cena da peça, que fala do suicídio de sua mãe
Matheus Nachtergaele, Em cena da peça, que fala do suicídio de sua mãe

Desde que idealizou e começou a apresentar a peça “Processo de Conscerto do Desejo” (assim mesmo, com sc), sobre o suicídio de sua mãe, o ator Matheus Nachtergaele tem notado que as pessoas ficam preocupadas com ele. “Todo mundo fica muito impressionado quando eu falo disso com tranquilidade. Me perguntam: ‘Mas você está bem? Como é que você aguenta?'”, diz o ator à repórter Letícia Mori em uma lanchonete nos Jardins, em SP.

*

Aos 47 anos, ele conta que, de alguma forma, o tema da morte da mãe se transformou em trabalho –tem uma música, um público, um horário. “Apesar de ser um texto extremamente íntimo, a montagem é como para qualquer outro espetáculo. Horas de preparação de texto, de voz. Minha grande preocupação é não atuar de forma neurótica, como uma espécie de autoajuda pra mim mesmo”, afirma.

*

“Não quero alegrar o que foi triste, essa não é minha seara. Mas as coisas ruins eu resolvo na análise. No teatro, eu quero uma celebração do que mamãe deixou de bonito e do que ela deixou de vivo -as lembranças que as pessoas tiveram dela, os poemas e um filho”, diz, apontando pra si mesmo.

 

Deixe um comentário

