Cortella – Escolarização é um Pedaço da Educação

“Os professores são os únicos adultos que encaram os jovens”, afirma Mario Sergio Cortella em passagem por Caxias

Cortella é professor, filósofo e escritor e é tido como referência no meio educacional de todo país

PIONEIRO – Raquel Fronza

mario_sergio_cortellaUma das maiores referências do país em educação, Mario Sergio Cortella, passou por Caxias no ínicio deste mês para falar com mais de quatro mil pessoas, entre elas professores, alunos e funcionários da Marcopolo.

Defensor do ensino público, Cortella  avalia o ensino politécnico como uma promessa de boa forma de educar e também entende que os professores são desrespeitados por serem os únicos com coragem de desafiar os jovens.

Mario Sergio Cortella foi assessor e chefe de gabinete de Paulo Freire, é licenciado em filosofia, mestre e doutor em Educação. É professor da PUC/SP há 36 anos, com docência e pesquisa na pós-graduação em Educação e no Departamento de Teologia e Ciências da Religião, atuando também como comentarista da Rádio CBN e do Jornal da Cultura.


Veja também ► VIDEOFÓLIO do professor Mario Sergio Cortella na TV Humana


Leia abaixo trecho da entrevista com o professor.

Pioneiro: De que forma a família pode ser mais participativa em sala de aula?

Cortella: Não é a família que ajuda a escola a educar, é a escola que ajuda a família a fazer a escolarização da criança. Escolarização é um pedaço da educação. Educação é o acompanhamento das escolhas e capacidades do aluno. É a família que é auxiliada pela escola e não o inverso. A escola não consegue ter esse papel porque uma família tem dois ou três filhos, enquanto o professor tem de 30 a 40 alunos.

cortella, 3Pioneiro: E o ambiente escolar se mostra atraente para o convívio de pais e filhos?

Cortella: É difícil generalizar escolas. Cada professor é um, cada escola apresenta uma realidade.

Pioneiro: E se dividirmos por escola pública ou privada?

Cortella: A escola privada no Brasil é muito restrita, sem significado até no ponto estatístico, porque 87% das pessoas que estão na educação básica frequentam escolas públicas. Numa sociedade, 13% não é algo que a gente dê relevância. Por isso, uma questão séria no Brasil não é escola pública versus escola privada, e sim escola boa versus escola ruim. Escolas boas existem em ambos os campos. Mas, objetivamente, a escola privada no Brasil é absolutamente minoritária.

cortella, 1Pioneiro: Então o senhor é um defensor da escola pública?

Cortella: Claro. Porque é uma instituição republicana, coloca várias camadas sociais em contato, agrega docentes que têm uma dedicação intensa, oferece uma condição maior humanitária.

Pioneiro: Enquanto isso, a valorização do professor em escola municipal é maior que em âmbito estadual, por exemplo.

Cortella: Sim. Isso acontece porque estamos lidando com dimensões de gestão diferente. Uma coisa é lidar com todos os municípios do Rio Grande do Sul e outra coisa é lidar com uma cidade. Estado é algo abstrato, cidade não. Comunidade Caxias do Sul é concreta, o Rio Grande do Sul é apenas um traço no mapa.

Pioneiro: E além da má remuneração, ocorre ainda a falta de respeito com os professores…

Cortella: Isso acontece tanto porque nós, professores, somos os únicos adultos que encaram o jovem hoje. As crianças tem autonomia, fazem a comida sozinha usando o micro-ondas, não falam mais com os pais. Os pais são reféns das crianças: ela decide onde vai almoçar, o que a família assistirá na televisão. A primeira pessoa que ela encontra no dia que pergunta: ‘onde está teu caderno? e o uniforme? pode desligar o celular?’, é o professor.

Mario Sergio Cortella foi assessor e chefe de gabinete de Paulo Freire, é licenciado em filosofia, mestre e doutor em Educação. Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
Mario Sergio Cortella foi assessor e chefe de gabinete de Paulo Freire, é licenciado em filosofia, mestre e doutor em Educação.
Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s