Coreia: da lama ao céu com Educação

de reforço para conseguir acompanhar os colegas que, desde pequenos, estudam em média sete horas por dia. Na ultracompetitiva sociedade da Coreia do Sul .
de reforço para conseguir acompanhar os colegas que, desde pequenos, estudam em média sete horas por dia. Na ultracompetitiva sociedade da Coreia do Sul .

“Milagre do Rio Han” – Assim ficou conhecida a extraordinária trajetória de desenvolvimento do país nos últimos 60 anos.

psyEm 1954, com renda per capita de US$ 70, a Coreia era a 101ª dentre 130 nações num estudo do Banco Mundial sobre riqueza.


 

Milagre ‘Gangnam Style’

FOLHA DE S.PAULO – 26/09/2014 02h00

Desprovida de recursos naturais, era mais pobre que a maioria dos países africanos.

MacArthur, primeiro comandante dos EUA na Guerra da Coreia (1950-53), enxergava horizonte sombrio: “A Coreia não tem futuro. Levará mais de um século para reconstruir-se”. Nos anos 60, as principais exportações eram pescados e perucas.

Hoje, o PIB por habitante da Coreia do Sul é três vezes o brasileiro. O país é o quarto produtor mundial de patentes.

Navega na melhor banda larga do mundo. A Samsung vende mais smartphones que a Apple.

Leonardo Saturnino Ferreira, de 21 anos, vai estudar na Coreia do SulComo operaram essa mágica? Geralmente atribui-se o sucesso à prioridade educacional. De fato, a Coreia do Sul tem o melhor desempenho do mundo no exame Pisa.

A parcela da população em idade universitária que frequenta o ensino superior é de 80%, a mais alta do planeta. Suas universidades, com disciplinas em inglês, estão repletas de estrangeiros.

A ênfase na educação, contudo, deu-se junto a outros fatores. Sacrifício familiar em prol da geração seguinte. Política industrial interdependente dos mercados globais. Planejamento. Conglomerados multissetoriais (“Chaebols”, como LG e Hyundai). Todos concorrem para o êxito.

E nenhuma tem sido característica de economias latino-americanas.

Até o nome de estruturas governamentais reflete preocupação com o amanhã. A pasta da Fazenda chama-se Ministério de Finanças e da Estratégia. A da inovação, Ciência, Tecnologia e Planejamento do Futuro.

Estudantes sul-coreanas rastejam na lama durante acampamento militar infantil de verão na ilha DaebuÉ mais que capricho de nomenclatura. A gestão da política econômica alinha-se aos objetivos maiores da economia política.

Daí os 4,2% da riqueza anual direcionados a pesquisa & desenvolvimento, o que faz da Coreia do Sul o país que mais investe em inovação (o Brasil destina 1% do PIB).

Globalmente competitivos de automóveis a satélites, os sul-coreanos querem nova transformação –flexibilizar as estruturas rígidas dos Chaebols para infundir no país um empreendedorismo do tipo “start-up”.

Eles desejam um “Milagre ‘Gangnam Style'” –alusão ao divertido vídeo do rapper Psy (mais assistido de todos os tempos no Youtube).

Buscam liderança em algo intangível, esteticamente apurado e de consumo global. Apontam para design, moda, computação em nuvem e também entretenimento.

Enquanto latino-americanos embaralham-se num cartório exportador de commodities, os sul-coreanos trabalham pela ponta da economia criativa do século 21.

marcos troyjoMarcos Troyjo, 46, é economista e cientista social e mora entre Nova York e o Rio. Fez doutorado em sociologia das relações internacionais na USP e pós-doutorado na Universidade Columbia, em Nova York, onde também é professor-adjunto de relações internacionais e políticas públicas e dirige o BRICLab. É professor-conferencista também no Ibmec. Trabalhou como diplomata de carreira e foi secretário de imprensa da Missão do Brasil junto à ONU em Nova York.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s