Palestra x Conferência x Seminário x Congresso

Muitas pessoas não sabem a diferença de uma palestra, seminário, conferência, e tantas outras coisas principalmente quando estamos ingressando na vida acadêmica. Estudantes de nível superior são os que mais sofrem com este dilema: “Vou participar de uma conferência, ou de um seminário?” Estes não sabem que um congresso pode durar semanas, ou que numa conferência a plateia não tem voz (questionamentos apenas por escrito), tantas diferenças, tantas opções, realmente assim fica difícil decidir o que optar para aprimorar seus conhecimentos. Agora Parlante vai tirar suas dúvidas. 

Conferência – A palavra vem do latim com + ferre, “reunir”. Em uma conferência, o conferencista é apenas um “veículo”, e não um fim. É uma modalidade de reunião informativa que se caracteriza pela demonstração feita por autoridade em determinado assunto para um número  grande de pessoas. Necessita a presença de um presidente de mesa para mediação dos trabalhos, sendo muito mais formal que uma palestra. Os questionamentos acontecem somente por escrito e devidamente identificadas, ao final da exposição.

Seminário – Palavra originada do latim, sémen, “semente”. Seminário nada mais é que uma sementeira. Um evento onde dois ou mais oradores apresentam vários aspectos de um determinado tema. É uma sequência composta de atividades com finalidade específica de desenvolver conhecimento, capacidades, e aprendizagem por meio do trabalho. A ideia é somar informações e experiências.

Congresso  – Objetiva atualização, transmissão, debate, divulgação ou apresentação de novos conceitos e técnicas focados num tema básico, que pode ser desdobrado em subtemas. Demonstração  feita por uma ou mais pessoas e um mediador. O assunto é de conhecimento da plateia, que é dividida em grupos. Seu formato é: exposição, discussão e conclusão. Objetivando informar e debater determinado assunto sob vários pontos de vistas, várias situações. Dura em média de 4 a 8 horas por dia, de uma até várias semanas.

Palestra – É uma situação caracterizada pela apresentação de um tema, por uma pessoa que tenha conhecimento de causa, a um grupo de pessoas com interesses comuns. Após a apresentação, abre-se a possibilidade para questionamentos. Seu intuito é o de informar e atualizar o público sobre um determinado assunto, bem mais rápido, e geralmente motivando com exemplos da vida do palestrante, como alcançar os objetivos já alcançados por este. Duração mínima de uma hora.

fonte    Parlante palestras e eventos

Palestra x Conferência x Seminário x Congresso
Conferência do Clima de Durban – Os representantes das 194 nações presentes aprovaram o que ficou conhecido como a “Plataforma de Durban”. Entre os principais pontos, destacam-se a criação do “Mapa do Caminho”, que apontará para um novo tratado internacional sobre o clima a partir de 2015; a prorrogação do Protocolo de Quioto, único instrumento legal para o controle das emissões de carbono (EUA, Canadá, Japão e Rússia não assinaram o compromisso); a estruturação do “Fundo Verde Climático”, dinheiro oferecido pelos países ricos aos países em desenvolvimento para investimentos em ações de contenção ao aquecimento global.Para Ban Ki-Moon, secretário-geral das Nações Unidas, o encontro foi positivo. Ele afirmou que “a plataforma de Durban representa um acordo significativo que define a forma como a comunidade internacional vai abordar a mudança climática nos próximos anos”.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s